Como Fidelizar seu Paciente através da Internet?
Em tempos atuais, com a Internet cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, quando você vai pesquisar sobre um assunto ou buscar uma referência, a primeira coisa que pensa em fazer é consultar o Google, certo?
E quando você passa pela sala de espera de seu ambiente profissional, onde está a atenção de seus pacientes enquanto aguardam o atendimento?
Alguns irão dizer na televisão (se caso tiver), outros irão dizer, no celular, ainda mais se tiver Wi-Fi.
E aposto que você teve que solicitar a instalação do Wi-Fi em seu ambiente tanto para a realização do seu serviço como para a melhor comodidade de seu paciente, não é?
Mas antes de você ver seus pacientes em sua sala de espera, você sabe como eles chegaram até você?
Muitos irão dizer que possuem pacientes por sua especialidade, indicação boca-a-boca, tempo de trabalho, convênios, etc.
Sim, são fatores que influenciam muito para aquele paciente chegar até você.
Mas em um mundo que está cada vez mais populoso, em grande correria e consultam a internet como resposta para tudo, acrescentamos mais um fator que influencia a tomada de decisão para um possível paciente te consultar: Presença Digital.
E com isso, apresentamos 4 itens para você avaliar que já deveria estar participando de tudo isso:
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Localização
Ao digitar seu nome na internet, o usuário já espera te encontrar logo na primeira página, e se encontrar, ver se possui um perfil para ler com mais detalhes, site sobre seus tratamentos, como é seu ambiente profissional, redes sociais, onde trabalha, horários que atende, número de contato, contato digital, etc.
Sabe a velha Lista Amarela? Hoje em dia só serve para fazer uma fogueira.
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Ranking
A principal busca do usuário, o seu posicionamento na internet de acordo com as opiniões de outros usuários, ele terá as seguintes indagações:
“Será que é recomendável me consultar com esse Doutor(a)?”;
“Será que oferece o tratamento que preciso?”;
“Será que é um Doutor(a) que me atenderá bem?”;
e muitas outras questões.
E a primeira decisão que ele toma quanto a isso é: “Vamos ver o que as pessoas estão falando a respeito”.
Tanto para produtos como para prestação de serviços, a Internet se tornou o novo Procon.
E é lá que você saberá se deve adquirir um produto ou um serviço com um profissional/empresa de acordo com as opiniões registradas no mundo digital.
Isso, na verdade é o novo Marketing ou Marketing Digital, não existe mais o conceito de que simplesmente o usuário quer consumir e você tem que fornecer.
A Internet possibilita a formação livre de opiniões devido a grande quantidade de conteúdos que ali se encontra.
E a área de Saúde não fica de fora, principalmente com os portais que fornecem todo o tipo de informação sobre o meio.
Se um usuário adoecer, ele não vai simplesmente correr para o primeiro contato de doutor que tiver, ele vai investigar até encontrar o médico que se sentirá confiante de ser atendido.
Ou pior, se não encontrar, irá se autodiagnosticar e medicar.
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Conteúdo
Mas nada do que citei acima é motivo de desespero, sua profissão sempre foi e sempre será essencial no mundo.
Porém, os tempos mudam e o usuário sente a necessidade de saber mais sobre você, e a Internet também existe para te ajudar.
Estamos na Era da Contribuição, ao mesmo tempo em que os usuários compartilham de suas opiniões baseado em suas experiências, você pode alimentar essa tomada de decisão com a geração de conteúdo em sites, blogs e redes sociais.
Esses conteúdos podem ser divulgados e encontrados em diversos formatos (texto, imagem, áudio e vídeo).
E as Redes Sociais mais indicadas para isso são Youtube, Facebook e Instagram, tudo pode ser estrategicamente realizado de acordo com o seu perfil e o seu público.
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